Teaser image

Exposição "I Grande Guerra Mundial"

De 17 de maio a 7 de julho
Autor / Organização - Município do Sabugal e Liga dos Combatentes - Núcleo do Sabugal

Visitantes -


No ano em que se assinalam 100 anos sobre a assinatura do Armistício de Compiègne (tratado assinado em 11 de novembro de 1918 entre os Aliados e a Alemanha com o objetivo de encerrar as hostilidades na frente ocidental da Primeira Guerra Mundial) estará patente ao público, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, de 11 de maio a 07 de julho, uma exposição evocativa da I.ª Guerra Mundial constituída por uma coleção de postais da I.ª Guerra Mundial e um conjunto de fotografias alusivas aos exércitos intervenientes, cedidos pela Liga dos Combatentes da Grande Guerra, com a colaboração da Liga dos Combatentes- Núcleo do Sabugal.
“A I Guerra Mundial representou um momento determinante, constituindo uma rutura profunda no percurso da história contemporânea europeia e mundial, cujos efeitos fraturantes e duradouros marcaram e determinaram muito significativamente a História de Portugal. Entre tantos outros aspetos importa recordar que entre 1914 e 1918 partiram para a Guerra mais de 100 000 soldados portugueses. Combateram em África, lutaram na Flandres. Morreram quase 8 mil homens, outros tantos ficaram feridos, 6 mil ficaram desaparecidos e mais de 7 mil foram feitos prisioneiros…”
Esta exposição, que surge no âmbito da evocação nacional do primeiro centenário da “Grande Guerra”, tem como propósito sensibilizar os cidadãos para a importância da preservação da memória deste importante acontecimento com impacto mundial, assim como, relembrar a participação portuguesa na I Guerra Mundial (1914-1918) e o seu impacto na vida política, social e artística em Portugal.


VOLTAR